© 2023 by PlayPlay. Proudly created with Wix.com

Grupo de Pesquisa

O GP CIC - Comunicação, Imagem e Contemporaneidade - foi criado e registrado no CNPq em 2001, pela Profa. Dra. Denize Araujo, Líder do GP, que conta também com dois pesquisadores da Linha de Estudos de Cinema e Audiovisual do PPGCom-UTP: Profs.Drs. Fernando Andacht e Fabio Uchoa.

 

O tema geral do CIC é a análise de imagens, mas neste ano dois temas específicos foram desenvolvidos: o da convergência, em preparação à XX SOCINE, que teve por tema Convergências do e no Cinema, e o da Teoria dos Cineastas, tema de um e-book coeditado pela Profa. Dra. Manuela Penafria (da Universidade da Beira Interior, Portugal), pelo Prof. Dr. Eduardo Baggio (da UNESPAR), pelo Doutorando André Rui Graça (da University College London) e pela Profa. Dra. Denize Araujo (da UTP). 

 

Foram proferidas 4 palestras com o  tema da Teoria dos Cineastas:  o Prof. Dr. Eduardo Baggio falou sobre a proposta do projeto, que agora é um dos GTs da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de Portugal, e um dos Seminários Temáticos da SOCINE.  Outra palestra sobre o tema foi a do Prof. Dr. Fernando Andacht, sobre Coutinho. A Profa. Dra. Denize Araujo  apresentou Iñarritu e também Woody Allen, que foi seu tema de pesquisa de Mestrado.

 

Do tema da convergência, mais 4 palestras foram proferidas: duas do Prof. Dr. Fabio Uchoa, uma sobre Intermidialidade e outra sobre sua pesquisa atual, convergências entre literatura e cinema, Maurice Lemetre e Letrismo. Outra palestra foi da Dra. Izabel Liviski, da UFPR, sobre convergências entre fotografia e cinema. O Prof. Dr.  Fernando Andacht proferiu uma palestra sobre conceitos de Noel Carroll,  que foi o palestrante de Abertura da XX SOCINE.

No ano de 2017, a proposta do GP CIC é analisar o estatuto da imagem, seja em documentários híbridos ou em filmes de ficção e animação que desafiam classificações estanques.  Será continuada a parceria com a Pós em Cinema-UTP e com o Forum de Critica Cinematográfica, que neste ano exibiu 7 episódios da série britânica Black Mirror. Em 2017 terá inicio um cineclube aberto à comunidade, para exibição de curtas e debates, com entrada franca.