Núcleo de Produção e Pesquisa Audiovisual
O NNPA- Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual - é um projeto de extensão, gratuito, aberto à comunidade, coordenado por Denize Araujo, PhD.
A proposta do NPPA é a produção de curtas experimentais com celular criando um diálogo entre teorias de montagem e produções com tecnologias de inovação. As teorias de montagem podem ser já existentes ou podem ser derivadas de conceitos atuais de pesquisadores da área, como Lev Manovich (novas mídias), Baudrillard (simulacro), Deleuze & Guattari (rizoma), Jenkins (convergência das mídias), e assim por diante.
Entre 2019-2020, o NPPA produziu e editou 2 curtas e 2 roteiros: “SEDA: Da China à Veneza e ao Vale da Seda-PR”, Brasil, filmado no Solar do Rosário na exposição italiana de lenços de 4 artistas que trabalham com os fios de seda produzidos no Vale da Seda, no Paraná, com Curadoria de Consuelo Cornelsen e Nadia Calzolari. O curta exibe o trajeto da seda, da China ao Brasil, passando pela Itália (Veneza) e foi aprovado, em 2020, para ser exibido pela Fundação Cultural de Curitiba, por um ano, até final de 2021. O curta foi exibido no VIC Online Video Session como homenagem à China, país anfitrião da Conferencia da IAMCR Beijing 2022. Em agosto de 2022 foi exibido no BRICS CIC-CIAC e no momento, até outubro de 2022, está sendo exibido em Beijing, China.
Outro curta produzido no NPPA é o “SOPHIA”, um projeto de incentivo à leitura, destinado a crianças, sobre um ente de outro espaço que visa estimular a leitura na fase de inicio escolar. O curta “Lorca”, uma homenagem ao poeta espanhol Garcia Lorca, enfatiza a dança e os costumes da Espanha. Os curtas foram exibidos no dia 1º. de dezembro de 2020, na Sala Valêncio Xavier do Cine-Passeio, como parte do projeto “ProntOuQuase”, que incentiva o público a compartilhar das produções e dar sugestões aos curtas exibidos.
O roteiro “Uma Rua Chamada Das Flores” foi classificado no Edital da FCC e será executado durante os anos de 2024 e 2025. O Cluster Cinex, aprovado pelo Edital CNPq Universal, incluiu curtas experimentais, alguns feitos com celular, embasados em referenciais teóricos, exibidos na Plataforma Multimodal Virtual com avatares. Acesse: https://hubs.mozilla.com/link/eskvMWU.