Parcerias
O GP CIC, nos últimos dois anos, tem desenvolvido atividades em parceria com o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, que conta com pesquisadores da Universidade Aberta de Lisboa e da Universidade do Algarve. Entre as diversas atividades conjuntas pertencentes à adenda estão: a co-orientação de doutoramento de Rodrigo Oliva, a palestra ministrada em Lisboa, na UAb, pela Profa. Dra. Denize Araujo, a palestra do Prof. Dr. José Bidarra na XX SOCINE, a participação de dois integrantes do GP CIC no e-book Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação, editado pelo CIAC, a Supervisão do Pós-Doutorado da Profa. Dra. Denize Araujo na UAlg, e a coedição do e-book Ditaduras Revisitadas, com os Profs. Drs. Eduardo Morettin (USP) e Vitor-Reia da Universidade do Algarve (UAlg).
​
Fundado em 2008, o CIAC cedo se impôs como um dos mais importantes núcleos nacionais de produção académica e artística no âmbito das artes, da comunicação e da cultura, com um inequívoco reconhecimento internacional, contando atualmente com dois polos: o da Universidade do Algarve e o da Universidade Aberta. Acolhe também um número considerável de investigadores e artistas da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, vinculados ao centro desde os seus primórdios.
​
Organizado em três linhas fundamentais, os “Arquivos e memória”, a “Criação de Artefactos Digitais” e as “Literacias”, o CIAC dá ainda suporte científico ao Curso de Doutoramento em Média-Arte Digital (uma parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta) e ao Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve.
O CLIPAGEM – Centro de Cultura Contemporânea–4Cs - foi criado em agosto de 2011, pela pesquisadora de Cinema Profa. Denize Correa Araujo, PhD, com a proposta de formar um pólo cultural para incentivar a formação de platéia crítica, trazendo à Curitiba eventos internacionais e levando ao exterior produtos curitibanos e nacionais.
O 4Cs desenvolve o Projeto de Cultura Visual para formação de platéia crítica para todas as faixas etárias. Começou com o Kinoforum, Festival Internacional de Curtas de SP, apresentado em sua versão “1º. Kinoforum-Curitiba” de 2 a 4 de setembro de 2011, no Shopping Novo Batel, e em suas 2ª. e 3ª. versões, em 2012 e 2013, respectivamente, no Auditório da Caixa Cultural de Curitiba.
No ano de 2014, o Clipagem e a Pós em Cinema –UTP trouxeram para Curitiba a primeira itinerância do Anim!Arte – Festival Internacional de Animação do RJ, em dezembro, na MON, Museu Oscar Niemeyer. Também no MON, o Clipagem participou da Mostra Tupi or not Tupi, sendo que sua Diretora foi Curadora do segmento de Cinema do projeto de autoria de Consuelo Cornelsen. A Mostra objetivou exibir a cultura brasileira aos estrangeiros que vieram à Copa em Curitiba, de maio a setembro de 2014. No ano de 2015, foi apresentada a segunda itinerância do Anim!Arte, em dezembro, no Paço da Liberdade. No ano de 2016, o Clipagem apresentou curtas na XX SOCINE, de 18 a 21 de outubro, na UTP.
Outra atividade do Clipagem é o Projeto SnapshoRts. O termo “snapshoRts” vem da junção do inglês “snapshots” – instantâneos com o termo “shorts” – curtas. O Projeto SnapshoRts I é composto de 4 curtas curitibanos, que já foram exibidos e debatidos na ASU (Arizona State University), em janeiro de 2015, e na City University of Hong Kong, na International Conference on Cross-Cultural Studies: China and the World. em janeiro de 2012. O Projeto SnapshoRts II, com 3 curtas nacionais, foi exibido e debatido na Universidade do Algarve – UAlg, em Faro, Portugal, no mês de maio de 2015.
Em novembro de 2015, a Diretora do Clipagem participou das atividades de Cinema da Bienal, como CoCuradora, do FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, que foi exibido no Shopping Crystal em parceria com a XX SOCINE, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2016.